quarta-feira, 19 de maio de 2010
Professores da FAP entram em estado de greve
Confira posicionamento oficial do SINPRO-MG, Sindicado dos Professores de Minas Gerais, acerca da decisões tomadas na reunião do corpo docente da Faculdade Pitágoras:
18/05/2010
Professores do Pitágoras decidem paralisar atividades
Professores da Faculdade Pitágoras decidiram paralisar as atividades na próxima sexta-feira (21/5), quando será realizada nova assembleia, às 9h, para discutir a proposta de mudança pedagógica feita Kroton/Iuni (mantenedora da instituição de ensino). O local da assembleia será divulgado nesta quarta-feira.
A decisão foi tomada pelos docentes em assembleia nesta terça-feira (18/5), no Sinpro Minas. Os professores reivindicam a suspensão das mudanças anunciadas e a abertura imediata de negociação a respeito do projeto pedagógico (clique aqui e leia as reivindicações da categoria).
Eles também denunciaram a pressão feita pela direção da Faculdade e voltaram a criticar a proposta, que prevê a redução da carga horária de disciplinas e resulta em demissões, uma vez que, em algumas áreas, a ideia é substituir aulas presenciais pela modalidade a distância.
Para a categoria e o Sinpro Minas, a reforma revela mais uma tentativa da Kroton/Iuni de reduzir custos e aumentar os lucros, com prejuízos para a qualidade do ensino e as condições de trabalho da categoria. Representa, na prática, uma medida voltada para atender os interesses do mercado financeiro. "Não vamos aceitar a mercantilização da educação, prejudicial para os interesses dos professores, dos alunos e de toda a sociedade", frisou Gilson Reis, presidente do sindicato (foto).
A categoria voltou a destacar que proposta, ainda não apresentada oficialmente, está em desacordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que determina a participação do corpo docente na elaboração das diretrizes pedagógicas. Os professores apenas foram comunicados das alterações por meio de informativos internos, o que revela a irregularidade do processo.
Educação não é sabão
A categoria ressaltou ainda que as mudanças estão sendo impostas e, caso sejam colocadas em prática, trarão impactos negativos na qualidade da educação. “Há um descaso com a educação por parte da direção da Faculdade. Durante a manifestação dos estudantes, o diretor regional, Sandro Bonassi, disse que ‘educação é igual sabão em pó: basta fazer propaganda que vende’”, revelou um professor, que preferiu manter o anonimato com medo de sofrer retaliação.
Alunos presentes à assembleia apoiaram a decisão da categoria e também criticaram a falta de transparência e a reforma pedagógica apresentada pela Kroton/Iuni. Disseram ainda que vão continuar a promover protestos nas unidades da Faculdade. Eles manifestaram o temor pela queda na qualidade do ensino, com mudanças que resultem em demissões de professores com experiência profissional e acadêmica.
“Assinei um contrato com aulas presenciais, e portanto não quero disciplina a distância”, disse um aluno. “Os estudantes estão unidos a favor de um projeto acadêmico, que está sendo destruído em nome de um lucro fácil”, destacou outro professor.
Os alunos também criaram um blog, onde postaram vídeos do protesto e depoimentos acerca das mudanças apresentadas pela mantenedora.
www.falsidadepitagoras.blogspot.com.br
Nessa segunda-feira, houve uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), mas os representantes da instituição de ensino não informaram como seriam as mudanças nem apresentaram documentos. Nova reunião foi agendada para 31/5.
O Sinpro Minas orienta os professores a não assinarem nenhum documento apresentado pela Kroton/Iuni acerca das mudanças, até que a proposta seja discutida pelo corpo docente, conforme prevê a LDB.
Mercantilização do ensino
Neste ano, a Kroton, empresa com capital aberto na Bolsa de Valores, expandiu seus negócios e adquiriu o grupo empresarial IUNI, que também atua no setor educacional. Neste primeiro trimestre, o lucro líquido ajustado foi de R$ 27 milhões, conforme balanço financeiro da própria empresa. A proposta de reforma pedagógica na Faculdade Pitágoras, visando à redução de custos, é um dos primeiros impactos dessa fusão.
Assembleia de professores da
Faculdade Pitágoras com paralisação das atividades
Dia: 21/5 - sexta-feira
Horário: 9 horas
Local: a confirmar
Pauta: mudanças pedagógicas
FONTE: http://www.sinprominas.org.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CONTATO
falsidadepitagoras@gmail.com
download fake pitágoras
Use o "FAKE PITÁGORAS" como seu avatar no TWITTER, ORKUT, FACEBOOK, MSN e etc... Quanto mais gente usando, mais eles saberão a nossa força!
Atenção ao usar o chat:
- Nunca troque contatos por meio desse bate-papo;
- Não faça troca de arquivos ou passe informacões que possam te prejudicar por meio do chat de nosso blog;
- Temos informações de que estão nos monitorando e você pode ser prejudicado.
Obrigado!
Ir para outra facu?
Seguidores
Visitantes
O BLOG
- Falsidade Pitágoras
- Este blog tem como proposta publicar informações sobre as calamidades administrativas que que a Kroton e Iuni estão fazendo com as Faculdades Pitágoras. Contamos com a participação de todos aqueles que fazem parte dessa "instituição de ensino superior" e estão indignados com a situação.
3 comentários:
Queria entender o motivo fa FAculdade Pitagoras BETIM, não esta aderindo a essa paralisação... Alguém tem alguma explicação...
Ontem em sala um professor disse: " Nós somos rede particular, não podemos PARAR, OU FAZER GREVE, o jeito é esperar o facão passar"... Como assim??? PArece que nós do pitagoras de Betim não fazemos parte dessa mudança, que a cada dia desanima cada vez mais.
Eu já estou olhando minha transferencia pra outra faculdade. E levarei o Pitagoras na justiça, por vários motivos.
Falta de respeito com alunos e professores
..E realmente vergonhoso como aluno desta instituição falida, ser tratado desta maneira,ja estou no final do curso e não tenho nem previsão de quando vou me formar ja que com esta mudança so nas contas destes gestores incompetentes vamos nos formas nas datas certas,pois nas nossas contas como alunos vamos ter que atrasar nossa formatura.
É revoltante conversar com professores de tanta qualidade que estão desmotivados revoltados é um absurdo vê como estão tratando este profissionais que sim carregam o nome e a qualidade do ensino nas costas,pois se dependesse da gestão já teria fechado as portas a muito tempo. absurdo como estão jogando 43 anos de "PITÁGORAS" fora pelo ralo uma instituição de ensino tao responsável e ética sendo degradada e ficando sem respeito desta forma.
Nos alunos devemos sim nos unir,alunos de todos os campus, não vamos permitir ser tratados assim,afinal de conta é uma vida que passamos aqui dentro, muita luta muito dinheiro investido, para gestores incompetentes destruam assim. já que pseudo gestores gostam de brincar com a educação, nos como futuro gestores vamos tratar isto de uma forma seria a começar por amadores com este Sandro Bonas,,Eu como Aluno e " PAGADOR DO TEU SALARIO TE DEMITO POR INCOMPETÊNCIA"..
Att.. Ed.
Aluno de Administração
FAP Betim
vai entrar de grve ou não? hj vai ter aula?
Postar um comentário